segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Amor (!)

(Post feito à pedido, feliz aniversário Baroni =D)

Novamente, cá estou eu pra falar sobre algo que realmente não tenho certeza se posso ou se devo falar sobre. Não sei ao certo o que é o amor. Ao fim, ninguém sabe não? Porque se alguém soubesse, estaria ganhando dinheiro distribuindo a fórmula secreta do amor eterno, desejo de muitos candidatos a melhores cônjuges e pesadelo de muitos pombinhos que não sabem nada e sabem tudo sobre o amor.

Mas amor não se restringe apenas à relação conjugal, por mais que várias pessoas pensem isso. Sabe, amor familiar é uma coisa deveras bonita, quando não pende pro melodramatismo nem pras fortes propensões a conversão em novela mexicana, pra ser passada à tarde no SBT. Amor familiar envolve os erros que cometemos e a compreensão de nossos consanguíneos, envolve os erros que eles cometem e a nossa compreensão, envolve chegar bêbado em casa e ver a cara-de-fiofó da mãe falar com o maior cinismo: "Mãe, te amo".
Além de tudo, sempre que você se sentir deprimido, chorão, com a sensação de que ninguém mais tem saco pra aguentar o seu mimimi, se lembre que pelo menos, a sua mãe ama você e te acha a criatura mais linda do mundo.

Existe o belo e quase mentiroso amor entre amigos. Entre as garotas isso é extremamente comum, entre garotos bêbados e/ou fora de sua sã consciência também, já em outros casos... sei não.
Mas existe aquela história de que "amigos dizem eu te amo". Sei lá. Muito mais importante que falar, é demonstrar o amor falando menos e compreendendo mais, dando menos broncas e mais abraços, menos elogios e mais olhares repreensivos, ajudar o seu amigo-amado a crescer sem se tornar um ser depressivo e nem em um cara chato viciado em elogios.

Existe, obviamente, o amor entre homem e mulher. Isso é realmente uma das coisas mais confusas, diabólicas, belas e estranhas presentes na face da terra. Amor não tem segredo? Amor é fácil dese compreender, fácil de se dar, fácil de se receber?

Ame alguém que não te ama, seja amado por alguém que você não ama e tente ficar 15 anos sem brigar com o seu parceiro/a. Aí depois questione novamente.

Pra mim, antes de tudo, amor é ser. Ser o outro, ser a mão amiga que levanta, ser o ombro macio que acolhe as lágrimas, ser o olhar duro tentando construir alguém melhor.
Amar é saber a hora de se calar e simplesmente compreender, é saber a hora de repreender, é todo aquele clichê que parecefácil, mas na hora H, ninguém sabe por em prática.

Amor, antes de tudo, é ter um pedaço seu em outro alguém.
Você ama ou é amado? Você tem sempre alguém junto de você.

Não ama ou não é amado? Não sabe o que tá perdendo.

2 comentários:

  1. huahauhauhaaha
    poow manin...

    me dá um poko de criatividade aee
    huahauha

    emocionei-me akii

    ResponderExcluir
  2. É a mais pura verdade. Mas é uma pena que este amor do ser, quase não mais exista.

    ResponderExcluir