domingo, 15 de agosto de 2010

Amizade (?)

Não sei se eu seria o cara mais certo pra falar sobre amizade, sobre amigos e tal. Mas sei lá, não acho que eu precise de um círculo social gigantesco pra conseguir bons amigos. É a tal da coisa. Tenho pouos, mas esses me bastam. Um amigo não precisa sero cara que te empresta grana, ou te socorre numa hora de aperto, ou um cara que olha pra você e fala: "você é meu melhor amigo".
Amizade vai além disso.

Amizade é um silêncio que fala mais do que todas as palavras do mundo.
É um abraço que transmite solidariedade, segurança e fala "preciso de você".
É um sorriso que diz "que se foda o mundo, tô contigo até no inferno"
É uma omissão que respeita a necessidade de isolamento, mas que faz o outro sentir que você tá lá.

Amizade vai além do seu colega de classe, da sua vizinha ou dos seus familiares. Você pode encontrar a sua segurança e a proteção no latido confortante de um cachorro que mesmo calado, fala tudo o que você quer ouvir e te ouve atentamente.
Você pode conversar e ser compreendido por um cacto que não se mexe nem dá nenhum sinal de vida, mas você sabe que se você precisar, tem alguem pra te ouvir.
Você pode ter um amigo que só conhece virtualmente, mas sente que pode confiar muito mais nessa pessoa do que em qualquer um que faça parte do seu suposto círculo de amizades.
Você pode muito bem encontrar a amizade em um colega de sala, em um companheiro de trabalho, em um parceiro de crimes, alguem que te conhece a fundo e te aceita como és.

Amigo é a pessoa que te conhece, já viu o teu pior, o teu melhor e sabe como você é em seus bons e maus momentos, e mesmo assim te aceita, te respeita e te ama do jeito que você é, e que está disposto a compartilhar os frutos dos bons momentos e a ultrapassar as dificuldades dos maus momentos.

Amizade é confiar, é respeitar, é amar, é querer proteger, é querer ser protegido, é saber que apesar dos pesares, apesar de tudo, mesmo que o mundo esteja caindo, que os zumbis estejam devorando pessoas, que o capeta esteja na Terra tacando fogo no rabo dos burrichos albinos da Macedônia, você vai ter alguém ali do seu lado pra dizer: "Não se preocupa. Tamo junto."

Um comentário: